Publicidade

5 Ensinos Bíblicos para Praticar a Paz

Como podemos praticar a PAZ?


Neste artigo, quero abordar 5 práticas simples e eficientes baseados na palavra de Deus, que poucas pessoas adotam em suas vidas cotidianas, seja por falta de conhecimento ou porque esperam receber por parte das outras pessoas.


Falar de Paz nos dias de hoje é algo essencial para uma vida tranquila e saudável, porém, quando observamos a realidade da vida em nossos dias atuais, ficamos chocados, dai bate o desespero. Os noticiários relatam 90% de violência e, os outros 10% de tranquilidade. Fora do ambiente da Palavra de Deus, essa situação piora cada vez mais.


Por causa desses conflitos surgem perguntas sobre quais os impactos em nossas vidas, famílias, parentelas e amigos? Como podemos praticar a paz todos os dias? Diante deste cenário, vamos entender o que a Bíblia tem para nos ensinar e ajudar sobre como obter paz e quais são os seus princípios.


Existem 5 Ensinos Bíblicos para Praticar a Paz, que gostaríamos de compartilhar com você, que mudarão suas atitudes e ira melhorar os seus relacionamentos, mas antes de adentrarmos neste assunto, vamos refletir nas seguintes palavras:


1 - Humildade
2 - Temor a Deus
3 - Perdão
4 - Amor ao próximo
5 - Equilíbrio Próprio

5 Ensinos Bíblicos para Praticar a Paz

1 - A Humildade?


Medite: Provérbios 16.19 - “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.”

Uma pessoa que não é humilde transparece o orgulho e, isto vai fazer com que ela possa ter problemas no decorrer dos seus relacionamentos.
Talvez, você me pergunte: O que tem haver humildade com paz?

Vivemos rodeados de pessoas que possuem personalidades diferentes umas das outras, neste sentido, necessitamos ser cada vez mais flexíveis para se evitar os conflitos negativos.


Quando aprendemos o significado da humildade, nosso convívio melhora e muito em todas as áreas de nossas vidas, esse comportamento, nos aproxima mais das pessoas e principalmente de Deus, neste último caso, passamos a reconhecer que a nossa vida depende do Senhor.


Todas nossas realizações, talentos, sucessos e vitórias vêm de Deus. A pessoa humilde reconhece que sem Deus não é nada, passando a reconhecer o pecado e a pedir e liberar o perdão.


Enfim, o humilde ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde reconhece que não é melhor que ninguém e todos merecem amor e atenção. Deus na sua infinita sabedoria abençoa o humilde.


Leia na Bíblia: Mateus 5:5, Filipenses 2:3, Romanos 12:3, Provérbios 22:4, Mateus 18:3-4, Efésios 4:2, Colossenses 3:12, Romanos 12:16, Provérbios 29:23, 1 Pedro 5:6,Lucas 14:11, Provérbios 18:12, Colossenses 2:18, Provérbios 16:19, Sofonias 2:3, Tiago 3:13, Isaías 57:15, Salmos 138:6, 1 Pedro 5:5, Filipenses 2:5-8.

2 - O temor a Deus?


Medite: Provérbios 15.33 - “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.”

Como vimos nos tópicos anteriores a humildade antecede a honra, neste sentido, vamos falar sobre o temor a Deus. Nesta parte, existe muita confusão de ensino, pois muitas pessoas ao invés de teme-lo, no fim acabam tendo medo.

Temer a Deus não é ter medo, mas sim, amá-lo e respeitá-lo, honrando-o e se relacionando verdadeiramente, reconhecendo-o em todos os seus caminhos.

Claramente, com as coisas relacionadas à Deus não se brinca, porém, quando você conhece mais de seus atributos, através da bíblia, isto muda toda a sua visão.


Você passa a refletir melhor sua vida e decisões se baseando na palavra de Deus, ou seja, você começa buscar direção espiritual, para agir conforme agrada a Deus.


Este principio, na minha opinião é o mais importante de todos, porém, para praticá-lo é necessário primeiramente ter humildade, mas acredite, aplicar este principio de maneira verdadeira, sua vida será transformada positivamente em todos os sentidos.


Leia na Bíblia: Salmos 111:10, Provérbios 15:16, Eclesiastes 12:13, Jeremias 10:7, Deuteronômio 5:29, Apocalipse 15:4, Deuteronômio 8:6, 2 Crônicas 19:6-7, Eclesiastes 5:7, Jó 1:8, Mateus 10:28, Hebreus 12:28-29, 2 Coríntios 7:1.

3 - O perdão?


Medite: Efésios 1:7 - “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus".


Existe uma expressão que diz o seguinte: “Quem perdoa é perdoado e quem libera o perdão é curado”.


Muito se é falado, que quando uma pessoa guarda mágoa de alguém no seu coração, ela sofre por dentro e não é feliz, isto é, carrega um fardo pesado na sua vida, que muitas vezes irá gerar uma infelicidade na alma, que vai aumentando a cada dia que se passa.


Jesus é o maior modelo de perdão para toda humanidade, pois através do seu ato de amor incondicional, nós mesmos sem merecermos, ele mesmo não tinha pecado algum, mas enfrentou aquela cruz por mim e por você para nos salvar e perdoar, levando sobre si todos os nossos pecados, castigo e sarando todas as nossas enfermidades.


As vezes fazemos questão de brigar por pequenas coisas, nos esquecemos que a vida é rápida e passageira e, deixamos as oportunidades de nos reconciliarmos sempre para depois, ou as vezes, não queremos mesmo nos rebaixar, pois pensamos: se a pessoa me prejudicou, eu não vou pedir perdão por nada, pois foi ela quem começou a situação.


Lembre-se! O nosso Pai celestial faz questão que nós aprendamos este quesito, pois na sua palavra não falta exemplos para isso, inclusive, ele mesmo nos ensinou através do seu ato de amor, revelado no seu amado filho unigênito nosso Senhor Jesus Cristo.
Leia na Bíblia: Salmos 86:5, Mateus 18:21-22, Marcos 11:25-26, Lucas 17:3-4,Colossenses 3:13, 1 João 1:9 , Mateus 6:14-15, Efésios 4:32, 2 Coríntios 2:5-8, Lucas 6:37, Isaías 43:25, Efésios 1:7, Colossenses 1:13-14,Isaías 55:7.

O Amor ao próximo?


Medite: João 15:12 - “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”

O amor ao próximo é o que mais tem faltado nas relações entre as pessoas, ou seja, essa prática está sendo tirada do nosso cotidiano a cada dia em meio as rivalidades, intrigas e etc., seja qual for o motivo.


As pessoas muitas vezes não entendem o que é realmente amar o próximo, pois como poderão sentir algo por alguém, que elas nem conhece ou nunca avistaram, realmente é difícil!


Gostaria de lhe fazer uma pergunta; Você se ama?

Porque como poderei amar alguém, se nem mesmo sei o que é amar. Independente da tua resposta, nosso conceito de amor é baseado na visão humana, é exatamente por isso, que o amor ao próximo esta acabando, porque não buscamos entender este conceito através palavra de Deus.


Uma pequena história para refletirmos:

Assisti um vídeo, onde um jovem se passava por morador de rua em uma movimentada cidade americana no dia de inverno, este jovem vestiu apenas uma blusa simples, não apropriada para o frio e ficava nas calçadas a pedir ajuda.

Duas horas depois, a única pessoa que ofereceu-lhe ajuda, foi outro morador de rua que estava na mesma situação que ele. Incrível!


O amor ao próximo na bíblia, quando você buscar compreender este conceito melhor na palavra de Deus, você irá entender que, o amar ao próximo significa não esperar receber nada em troca, mas abrir mãos dos dogmas, estereótipos, nível social, ou seja, todas as barreiras que nós mesmos colocamos para não executar tal prática.

Leia na Bíblia: Tiago 2:8, João 15:12,Mateus 5:43-44, 1 João 4:7-8, 1 Pedro 4:8,1 João 3:15-16, 1 João 3:16, Romanos 13:8, Romanos 15:2, Hebreus 13:1-3, Colossenses 3:12-15, 1 Tessalonicenses 3:12, 1 Coríntios 16:14, 1 João 3:11.



O Equilíbrio Próprio?


Medite: 2 Timóteo 1.7 - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

Uma pessoa que não possui equilíbrio emocional e espiritual pode por tudo a perder ao se relacionar com as pessoas, pois o extremo atrapalha em todas as situações.


Neste sentido, uma pessoa que conhece bem a si mesma, possui autocontrole e sabe lidar com as outras pessoas, pois se sentem mais seguras ao conhecer suas próprias limitações.


O caráter é a expressão mais aparente da personalidade de cada um, pois as pessoas possuem personalidades diferentes uma das outras. Todavia, quando criamos a nossa própria personalidade, baseada na palavra de Deus, automaticamente começamos a crescer espiritualmente.


Quando temos crescimento espiritual aprendemos respeitar e a lidar com as outras personalidades diferentes das nossas, melhorando assim os nossos relacionamentos de maneira que agrada a Deus em qualquer circunstância.

Leia na Bíblia: Provérbios 12:23, Provérbios 16:21, Provérbios 3:21.


Quando falamos em obter paz, sabemos que as praticas e as nossas atitudes estão diretamente relacionadas a esta questão. Vimos neste artigo algumas práticas relacionadas com a palavra de Deus, que são os princípios dados por Deus para que todo ser humano possa aprender e praticar em suas vidas.


Aqui não estamos falando de religião, ceitas, instituições, nada disso!


Estamos apresentando as verdades contidas na palavra de Deus, reveladas através do seu filho amado o Senhor Jesus Cristo. Que nos ensina o amor ao próximo, buscar a paz, o amor a família e a obediência a Deus.

Hebreus 12.14 - “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Palavras chaves: Calma, sossego, tranquilidade, repouso, harmonia. Ausência de conflitos, lutas e violência.


Postar um comentário

0 Comentários